A Jornada
A missão do evento é promover ambiente de troca e discussão. Organizar um evento científico na Pós-Graduação significa valorizar uma atitude proativa de busca, de investigação, de inquietação, almejando novos conhecimentos, procedimentos, estruturações e respostas para antigos problemas que ainda se manifestam e para os que já se anunciam.
Esta Jornada de Pesquisa evidencia a conexão entre arte e sociedade, propondo palestras com convidados nacionais e internacionais para debaterem no eixo temático ‘_Poéticas_Políticas_Poéticas_’. Ao trazer o Político como ponto de contato entre pessoa e coletivo, as Poéticas ativam dimensões políticas das práticas, em direção ao pensamento engajado, de resistência, ação e cidadania frente aos imperativos antidemocráticos.
O evento, em sua 2ª edição internacional, já tem um considerável histórico que remonta a 2010, em que pós-graduandos e docentes dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Artes da UNESP vêm realizando as jornadas de pesquisa. Graças a essa parceria entre discentes e docentes, o evento tem ampliado seu alcance e abrangência: Em sua inauguração em 2010, contou com pesquisadores das áreas de Artes Cênicas, Arte Educação e Artes Visuais; em 2011, repetiu a divulgação das pesquisas do PPGA e ampliou suas ações ao publicar os Anais do evento, em meio eletrônico; em 2013, tornando-se bienal, a Jornada inaugurou parceria entre estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Artes (Artes Visuais, Artes Cênicas e Arte Educação) e passou a ter Mostra Artística, com publicação de catálogo eletrônico, além dos Anais.
Foi na edição de 2015 que a Jornada de Pesquisa inaugurou sua dimensão internacional, além de ampliar sua parceria, somando os dois Programas de Pós-Graduação (em Artes/PPGA e Música/PPGM). Além de ampliar o número de participantes, com mais de 140 comunicações, contou com palestrantes internacionais e mostra artística de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, em um total de 40 proposições artísticas. A Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional, tendo como eixo temático “O processo criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas pelos participantes de diversas universidades, reunindo também pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com reconhecida contribuição em pesquisa e/ou criação na área de Artes. Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.
Fotografias: Vinícius de Assis
Fotografias: Vinícius de Assis
Jornada de Pesquisa em 2013
Mesa 01
Professor Mediador: José Leonardo do Nascimento
Mestrando responsável: Danielle Manoel dos Santos Pereira
Mesa 02
Professor Mediador: José Paiani Spaniol
Mestrando responsável: Maria Adelaide N. Pontes
Mesa 03
Professor Mediador: Luiza Helena da Silva Christov e Milton Sogabe
Mestrando responsável: Luciana Calegari Santos Lima
Mesa 04
Professor Mediador: Omar Khouri
Mestrando responsável: Juliana Ferreira Bernardo
Fotografias: Vinícius de Assis
Fotografias: Vinícius de Assis
Jornada de Pesquisa em Arte
PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional
Elegeu como eixo temático “o processo criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas esenvolvidas pelos participantes, estimular intercâmbios institucionais e de pesquisa entre diversas universidades e reunir pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com econhecida contribuição em pesquisa e/ou produção experimental na área das Artes.
Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.
Fotografias: Vinícius de Assis
Fotografias: Vinícius de Assis