A Jornada

A missão do evento é promover ambiente de troca e discussão. Organizar um evento científico na Pós-Graduação significa valorizar uma atitude proativa de busca, de investigação, de inquietação, almejando novos conhecimentos, procedimentos, estruturações e respostas para antigos problemas que ainda se manifestam e para os que já se anunciam.

 Esta Jornada de Pesquisa evidencia a conexão entre arte e sociedade, propondo palestras com convidados nacionais e internacionais para debaterem no eixo temático ‘_Poéticas_Políticas_Poéticas_’. Ao trazer o Político como ponto de contato entre pessoa e coletivo, as Poéticas ativam dimensões políticas das práticas, em direção ao pensamento engajado, de resistência, ação e cidadania frente aos imperativos antidemocráticos.

 O evento, em sua 2ª edição internacional, já tem um considerável histórico que remonta a 2010, em que pós-graduandos e docentes dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Artes da UNESP vêm realizando as jornadas de pesquisa. Graças a essa parceria entre discentes e docentes, o evento tem ampliado seu alcance e abrangência: Em sua inauguração em 2010, contou com pesquisadores das áreas de Artes Cênicas, Arte Educação e Artes Visuais; em 2011, repetiu a divulgação das pesquisas do PPGA e ampliou suas ações ao publicar os Anais do evento, em meio eletrônico; em 2013, tornando-se bienal, a Jornada inaugurou parceria entre estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Artes (Artes Visuais, Artes Cênicas e Arte Educação) e passou a ter Mostra Artística, com publicação de catálogo eletrônico, além dos Anais.

 Foi na edição de 2015 que a Jornada de Pesquisa inaugurou sua dimensão internacional, além de ampliar sua parceria, somando os dois Programas de Pós-Graduação (em Artes/PPGA e Música/PPGM). Além de ampliar o número de participantes, com mais de 140 comunicações, contou com palestrantes internacionais e mostra artística de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, em um total de 40 proposições artísticas. A Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional, tendo como eixo temático “O processo criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas pelos participantes de diversas universidades, reunindo também pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com  reconhecida contribuição em pesquisa e/ou criação na área de Artes. Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.

Jornada de Pesquisa em 2013

Mesa 01

Professor Mediador: José Leonardo do Nascimento

Mestrando responsável: Danielle Manoel dos Santos Pereira

Mesa 02

Professor Mediador: José Paiani Spaniol

Mestrando responsável: Maria Adelaide N. Pontes

Mesa 03

Professor Mediador: Luiza Helena da Silva Christov e Milton Sogabe

Mestrando responsável: Luciana Calegari Santos Lima

Mesa 04
Professor Mediador: Omar Khouri
Mestrando responsável: Juliana Ferreira Bernardo

Jornada de Pesquisa em Arte
PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional 

 

Elegeu como eixo temático “o processo  criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas esenvolvidas pelos participantes, estimular intercâmbios institucionais e de pesquisa entre diversas universidades e reunir pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com  econhecida contribuição em pesquisa e/ou produção experimental na área das Artes.

 

Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.

2017 by coordenação da jornada IA UNESP

Telefone: (11) 3393-8530

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271

Barra Funda, São Paulo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now