A Jornada

A missão do evento é promover ambiente de troca e discussão. Organizar um evento científico na Pós-Graduação significa valorizar uma atitude proativa de busca, de investigação, de inquietação, almejando novos conhecimentos, procedimentos, estruturações e respostas para antigos problemas que ainda se manifestam e para os que já se anunciam.

 Esta Jornada de Pesquisa evidencia a conexão entre arte e sociedade, propondo palestras com convidados nacionais e internacionais para debaterem no eixo temático ‘_Poéticas_Políticas_Poéticas_’. Ao trazer o Político como ponto de contato entre pessoa e coletivo, as Poéticas ativam dimensões políticas das práticas, em direção ao pensamento engajado, de resistência, ação e cidadania frente aos imperativos antidemocráticos.

 O evento, em sua 2ª edição internacional, já tem um considerável histórico que remonta a 2010, em que pós-graduandos e docentes dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Artes da UNESP vêm realizando as jornadas de pesquisa. Graças a essa parceria entre discentes e docentes, o evento tem ampliado seu alcance e abrangência: Em sua inauguração em 2010, contou com pesquisadores das áreas de Artes Cênicas, Arte Educação e Artes Visuais; em 2011, repetiu a divulgação das pesquisas do PPGA e ampliou suas ações ao publicar os Anais do evento, em meio eletrônico; em 2013, tornando-se bienal, a Jornada inaugurou parceria entre estudantes de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Artes (Artes Visuais, Artes Cênicas e Arte Educação) e passou a ter Mostra Artística, com publicação de catálogo eletrônico, além dos Anais.

 Foi na edição de 2015 que a Jornada de Pesquisa inaugurou sua dimensão internacional, além de ampliar sua parceria, somando os dois Programas de Pós-Graduação (em Artes/PPGA e Música/PPGM). Além de ampliar o número de participantes, com mais de 140 comunicações, contou com palestrantes internacionais e mostra artística de Artes Visuais, Artes Cênicas, Dança e Música, em um total de 40 proposições artísticas. A Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional, tendo como eixo temático “O processo criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas desenvolvidas pelos participantes de diversas universidades, reunindo também pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com  reconhecida contribuição em pesquisa e/ou criação na área de Artes. Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.

Jornada de Pesquisa em 2013

Mesa 01

Professor Mediador: José Leonardo do Nascimento

Mestrando responsável: Danielle Manoel dos Santos Pereira

Mesa 02

Professor Mediador: José Paiani Spaniol

Mestrando responsável: Maria Adelaide N. Pontes

Mesa 03

Professor Mediador: Luiza Helena da Silva Christov e Milton Sogabe

Mestrando responsável: Luciana Calegari Santos Lima

Mesa 04
Professor Mediador: Omar Khouri
Mestrando responsável: Juliana Ferreira Bernardo

Jornada de Pesquisa em Arte
PPG IA/UNESP 2015 – 1ª edição internacional 

 

Elegeu como eixo temático “o processo  criativo”, pôde concretizar seus objetivos de divulgar e promover discussões sobre os resultados parciais e finais das pesquisas esenvolvidas pelos participantes, estimular intercâmbios institucionais e de pesquisa entre diversas universidades e reunir pesquisadores convidados, nacionais e internacionais, com  econhecida contribuição em pesquisa e/ou produção experimental na área das Artes.

 

Desta forma, o evento materializou um ambiente de troca, de diálogo e discussão entre os organizadores e os participantes, estabelecendo relações entre a pesquisa acadêmica e as práticas artísticas, o que contribuiu para criar novos vínculos acadêmico-institucionais entre pesquisadores, enriquecendo as áreas específicas das pesquisas desenvolvidas.

2017 by coordenação da jornada IA UNESP

Telefone: (11) 3393-8530

Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271

Barra Funda, São Paulo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
Mostra Jornada de Pesquisa 2015

Fotografias: Vinícius de Assis